Terça, 23 Julho 2019 07:34

Serviços de Geotecnologias (georreferenciamento) e Recadastramento Imobiliário dos imóveis urbanos e chácaras

O Serviços de Geotecnologias (georreferenciamento) e Recadastramento Imobiliário é uma ação da Prefeitura de Santa Luzia D’Oeste, que vai solucionar problemas de regularização fundiária e atualizar informações cadastrais de imóveis e seus proprietários, em todo setor urbano (lotes e chácaras). O trabalho é gerenciado pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Econômico – SEMPLAN.  Este é um trabalho de atualização da base cartográfica do município, com a captura de imagens aéreas da cidade, técnica conhecida como levantamento aerofotogramétrico. O mapeamento por foto aérea identificou uma série de alterações em terrenos, construções, infraestrutura, divisões territoriais, equipamentos urbanos, malha viária, elementos naturais e outros, que não constavam no cadastro imobiliário da administração municipal.

Objetivo principal do trabalho é a regularização, correção e emissão dos documentos de propriedade dos imóveis.

Qual a necessidade de realizar os Serviços de Geotecnologias (georreferenciamento) e Recadastramento Imobiliário?

O Serviços de Geotecnologias (georreferenciamento) vem de encontro com a necessidade de atender o convênio de nº 132/PGE/2012 (título já) que encontrou dificuldades na execução por conflitos encontrados e não solucionados, e o cadastro imobiliário está desatualizado há anos, portanto, a administração municipal necessita conhecer a situação atual de nossa cidade e solucionar de uma vez por todas os problemas encontrados na regularização fundiária do município.  Ressalta ainda que com a execução dos serviços a Prefeitura terá subsídios para melhor planejar serviços urbanos e infraestrutura necessários em áreas como, obras, saneamento, meio ambiente, segurança pública, rede viária, saúde e educação, regularização fundiária, correção e emissão dos documentos de propriedade dos imóveis.

Quais benefícios o recadastramento traz para a população?

– Regularização cadastral: os imóveis passarão a ser cadastrados com informações atuais e no nome do verdadeiro proprietário, possibilitando acorreção, registro de matricula no cartório de registro de imóveis e emissão dos documentos de propriedade dos imóveis.

– Planejamento urbano: Para que a administração municipal possa realizar um planejamento eficiente e que atenda a real necessidade de infraestrutura urbana, e melhoramento dos serviços públicos.

– Modernização: a ação faz parte do Programa de Modernização da Administração Tributária que está em andamento para modernizar procedimentos e serviços prestados, e atendimento convênio de nº 132/PGE/2012 - (Programa título já), para o qual é extremamente necessário um cadastro atualizado, que, também, poderá subsidiar toda as secretarias no planejamento de suas ações de prestação de serviços públicos.

Como é feito o Recadastramento?

Agentes credenciados da GERPLAN Engenharia e Geotecnologias – empresa contratada para executar os serviços – irão visitar as residências para coletar dados sobre os imóveis e seus proprietários. Eles também fazem o registro fotográfico das fachadas dos imóveis.

Como reconheço os agentes cadastradores?

Os profissionais estão identificados com crachás e padronizados por camisetas com a logomarca da Gerplan. No crachá, além de nome completo e número de RG, constam a assinatura idêntica ao do documento de identidade e os números telefônicos de contato para tirar dúvidas sobre o recadastramento imobiliário.

Destacamos ainda que, com o recadastramento dos imóveis, será possível levantamento de informações para elaboração de um plano diretor para que possamos direcionar os investimentos de forma a fortalecer e trazer novas fontes de desenvolvimento econômico para nosso Município.

A contribuição de cada proprietário é valiosa e fundamental para a realização desse importante trabalho, juntos somos uma sociedade forte, todos somos responsáveis pela melhoria de nossa cidade, TODOS SOMOS AGENTES DE DESENVOLVIMENTO.